As escolas dos polos 4, 5 e 6 da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, realizaram um animado Ato Literário: “Cordel Encantado na Praça”, que animou quem passou pela Praça das Flores, localizada no bairro de Petrópolis, no dia 30 de agosto. As equipes de cada escola trabalharam muito para apresentar um belo espetáculo ao público. Nesse ínterim, a leitura literária ocupou um lugar de destaque. As crianças “afiaram” as palavras para contar miudinho o que tem de belo na cultura popular. Nossos agradecimentos à Escola Estadual Alberto Torres, que foi nossa anfitriã, e desde cedo, quem “estava à toa na vida”, ouviu a banda tocar alegremente, convidando para mais uma festa do “Agosto da Alegria”. Queremos destacar e agradecer a presença de Eleika Bezerra Guerreiro e Tácia Maria Pereira, ambas fundadoras do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE). A cordelista Sírlia Sousa Lima aceitou nosso convite e botou a “banquinha do cordel” na praça para a todos encantar. E agora vamos apreciar?
Este é um lugar todo especial para divulgar as atividades literárias das escolas dos polos 4, 5 e 6 da Zona Leste, da cidade do Natal, que integram a Rede Potiguar de Escolas Leitoras.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
sábado, 27 de agosto de 2011
Leitura literária foi destaque no Cortejo Cultural da Zona Leste
No dia 26 de agosto as escolas que fazem parte dos polos 4 e 5 da Rede Potiguar das Escolas Leitoras participaram do Cortejo Cultural, chamando a atenção para a leitura literária.
"1º POR-DO-SOL LITERÁRIO DA E.M. SANTOS REIS
Em 2011 iniciamos a atividade Por-do-sol Literário. O horário é às 17h. O sol se vai e a poesia vem chegando nas vozes dos nossos queridos alunos. É um momento mágico, de muito encantamento. Confira as fotos.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Vamos conhecer as escritoras e poetisas potiguares?
Este blog tem a honra de convidar você para conhecer um pouco da produção literária feminina do Rio Grande do Norte. Uma pessoa muito especial teve a iniciativa de fazer essa pesquisa e mostrá-la para o mundo. Foi a poeta Flauzineide de Moura Machado. Acesse o blog que ela carinhosamente preparou para receber seus convidados.
Poetisa e escritora Flauzineide de Moura Machado
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Pôr do sol Literário – Parte II
“A palavra é o meu domínio sobre o mundo.” Clarice Lispector
“Onde eu não estou, as palavras me acham.” Manoel de Barros
"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler." Ziraldo
“Palavras são um brinquedo que não fica velho. Quanto mais as crianças usam palavras, mais elas se renovam.” José Paulo Paes
As crianças que participaram do ato literário Pôr do sol Literário sentem muito prazer com a leitura. Ao serem convidadas, escolheram seus próprios textos, treinaram bastante para fazerem uma boa leitura, com entonação e pontuação adequadas. Assim, motivadas para a aventura de ler, renovaram cada palavra dos poemas lidos, fizeram com que elas achassem os leitores, demonstrando que dominam o mundo quando se apossam das palavras.
Pôr do sol Literário - Parte I
Abertura e coleta de assinaturas para o Manifesto Por Um Rio Grande Do Norte De Leitores
Abertura e coleta de assinaturas para o Manifesto Por Um Rio Grande Do Norte De Leitores
As escolas dos pólos 4, 5 e 6 da zona Leste de Natal pediram licença e realizaram um animado ato literário para as pessoas que estavam prestigiando o evento Pôr do sol do Potengi. Desde já agradecemos à administração do Iate Clube do Natal por ter aberto as portas para a literatura potiguar. Foi um momento muito agradável onde os versos de vários poetas da terra embalaram o entardecer sussurrados pelas vozes de lindas crianças. Ficamos honrados com a presença da contadora de história Daluzinha Avlis, que trouxe consigo consigo outras convidadas não menos importantes: a vovó Avlis, a Cordelista Lucila Noronha e as técnicas Dalva Lúcia, Ângela e Josi, que também mostraram a beleza dos versos que contam as ações da Vigilância Sanitária. A presença das representantes do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Eleika Bezerra Guerreiro e Tácia Maria Ataíde Pereira também nos honrou e encorajou para continuarmos cada vez mais envolvidos na campanha por um Rio Grande do Norte de Leitores. A participação dos diretores das escolas é fundamental para que ações desse tipo se fortaleçam. Por isso, fazemos aqui um agradecimento carinhoso aos diretores Altair, da Escola Municipal Henrique Castriciano, e Arilda, da Escola Estadual Alfredo Pegado. Não podemos nos esquecer do empenho e do envolvimento das coordenadoras pedagógicas e das mediadoras de leitura das escolas participantes.
Iate Clube do Natal - Pôr do sol do Potengi
Iniciado em novembro de 2008, o "Pôr do sol do Potengi" caiu no gosto de turistas e natalenses e já faz parte da programação de pessoas que não dispensam curtir um agradável fim de tarde num cenário deslumbrante, embalado ao som de belas músicas.
Hoje sinônimo de sucesso comprovado, a proposta do projeto "Pôr do sol do Potengi", realizada a partir de uma parceria com a Super Star Produções e a Fundação Hélio Galvão, une poesia e história em um ambiente iluminado pela fascinante mistura de cores do crepúsculo.
O resultado deste "casamento cultural" se traduz em uma programação imperdível: a trilha sonora tem início ao entardecer, às 17h20m, sob a batuta do saxofonista Luis Dantas, que surge de dentro de uma canoa posicionada há alguns metros do Clube, entoando Royal Cinema de Tonheca Dantas.
A programação continua com Ave Maria de Gounod, Praieira (Serenata dos Pescadores), poema de Othoniel Menezes e Trenzinho Caipira, de Vila Lobos. O espetáculo sempre conta com participações especiais de artistas da terra.
Em média 200 espectadores assistem e se emocionam com o espetáculo que acontece todas as terças, quartas e quintas feiras.
Acesse o link abaixo para maiores informações:
http://www.iateclubedonatal.com.br/Foto: http://entrelinhasamigosepinceis.blogspot.com/
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
POEMA COLETIVO
POEMA COLETIVO CRIADO PELOS ALUNOS DO 1º ANO "A" - ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE CASTRICIANO - TURNO MATUTINO
A NATUREZA BRILHA
A NATUREZA BRILHA
QUANDO AS BORBOLETAS VOAM
QUANDO CHOVE
AS PLANTAS CRESCEM
O BRILHO DO CÉU
FICA MAIS ILUMINADO
NO NASCER DO SOL
TUDO ISSO FICA MAIS BELO
SE TRATAR BEM A NATUREZA
Momentos das "Pegadinhas Literárias"
Assinar:
Postagens (Atom)