quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Escolas públicas vão receber conjunto com livros e jogos

Em 2012, cerca de 130 mil professores que trabalham na alfabetização de crianças de seis anos de idade, em 90 mil escolas públicas, receberão livros de literatura e jogos infantis para enriquecer as aulas. O material servirá de reforço na aprendizagem da leitura e da escrita de 3,9 milhões de estudantes do primeiro ano do ensino fundamental. O acervo faz parte do projeto Trilhas, parceria do Ministério da Educação com o Instituto Natura e o Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária (Cedac), de São Paulo.

De acordo com o diretor de formulação de conteúdos educacionais da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Sérgio Gotti, 2.008 municípios serão atendidos com o material. Nesse grupo de cidades estão aquelas com índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) abaixo da média nacional (em 2009, de 4,6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental), as 26 capitais e aquelas com mais de 150 mil habitantes, além do Distrito Federal.

O projeto Trilhas é composto por um conjunto que compreende caderno de orientação sobre o uso dos livros e dos objetos educacionais, dirigido aos gestores das escolas; oito cadernos de orientação e sugestão de atividades para os professores; acervo de 20 livros de literatura infantil e dez jogos para cada uma das 90 mil escolas.

Os livros e os jogos infantis que compõem o acervo foram adotados pelo Instituto Natura, criador do projeto, em 2005, e agora integram o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do Ministério da Educação. O material foi testado em escolas de 300 municípios até o ano passado.

Segundo Gotti, antes de integrar os livros e jogos ao PNBE, as obras foram avaliadas e, quando necessário, adaptadas à política de livros e objetos educacionais do governo federal. A revisão e a adaptação ficaram sob a responsabilidade do Cedac.

Confira os títulos no site:

http://portal.mec.gov.br/

sábado, 3 de setembro de 2011

“Agosto da Alegria” e “Cordel Encantado” nos ônibus


Os alunos que estavam participando do Ato Literário “Cordel Encantado” mal podiam esperar para entrar nos ônibus, ler para os passageiros e distribuir mimos literários  confeccionados  com muito   carinho. Os motoristas foram bastante atenciosos.   

Convite

A escritora e professora universitária, Drª MARIA   CONCEIÇÃO  MACIEL FILGUEIRA   e o jornalista Paulo Macedo têm o prazer de convidar o(a) prezado(a) amigo(a) e família para o lançamento do seu livro "Eloy de Souza: uma Interpretação sobre o Nordeste e os dilemas das secas".  O evento tem o patrocínio da Academia Norte Riograndense de Letras.

                                            Escritora Maria Conceição Maciel Filgueira

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

“Roda de Versos” da E.M. Henrique Castriciano

Um grupo de alunas da E.M. Henrique Castriciano trouxe a “Roda de Versos” para atiçar o fogo da cultura popular. Elas cantavam, rodavam a peneira e diziam versos matreiros:
                                                                       
“Se eu fosse jardineiro...
Eu lhe dava um botão
Mas como sou estudante...
Eu lhe dou meu coração!”
  
“Meu pezinho de alecrim
O que faz na prateleira
Estou esperando meu amor
Que chega na segunda-feira!”

“Ando muito triste
Não sei o que fazer...
Desconfio que é a saudade
Que sinto de você.”