O projeto “Escola de Leitores”, que integra o programa nacional “Prazer em Ler”, do Instituto C&A, realiza, desde agosto de 2007, no RN, a formação de mediadores de leitura em 70 escolas estaduais de Natal e Parnamirim, por meio de ações articuladas para a promoção da leitura. A iniciativa, resultado de uma parceria entre o Instituto C&A, o IDE e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura inclui encontros mensais, oficinas dentro dos espaços de leitura das escolas, visitas técnicas de acompanhamento do processo e fóruns, que contam com a participação de representantes das instituições escolares e das secretarias municipais de Educação.
Em 2010, ingressaram na parceria as prefeituras de Natal e Parnamirim e as 140 escolas atendidas estão organizadas, por proximidade geográfica, em 12 pólos de leitura em Natal e três em Parnamirim. Um evento de maior porte, o Seminário Potiguar Prazer em Ler, é outra ação articulada pelos parceiros, que vem conseguindo seus objetivos na formação de educadores mediadores de leitura. A quarta edição do Seminário está marcada para o início de setembro de 2010, em Natal.
O “Escola de Leitores” é uma ação vinculada ao programa “Prazer em Ler - Escolas Públicas”, criado pelo IC&A, no ano de 2006, norteado pelo princípio de que “a leitura é um direito fundamental do cidadão e principal via de acesso ao conhecimento e à cultura.” Neste sentido, o IC&A elegeu o espaço de leitura, o acervo e a mediação como tripé do “Prazer em Ler” e, objetivando a formação de leitores construiu parcerias com ONGs, bibliotecas, escolas e distintas instituições educacionais, não somente para o investimento de recursos financeiro, mas, sobretudo, prestando respaldo técnico qualificado, através de encontros de formação, disponibilização de material pedagógico e visitas de assessoria aos projetos espalhados pelas cidades brasileiras.
Desta forma, tem como propostas:
1- Realizar a formação de educadores(as) mediadores(as) de leitura, potencializando tanto as suas experiências enquanto leitores(as) quanto as intervenções junto às crianças.
2- Construir planos de gestão dos Espaços de Leitura já existentes ou a serem criados nas escolas, de modo a garantir a continuidade e sustentabilidade das ações de formação do(a) leitor(a).
3- Disseminar boas práticas de mediação de leitura e a experiência desenvolvida com o projeto.
Objetivo geral
Cooperar com a construção da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, implementando 12 pólos de leitura em Natal e 3 em Parnamirim, além de assessorar a formação para gestores e educadores mediadores de leitura de 50 escolas estaduais do município de Mossoró.
Objetivos específicos
1. Organizar 15 pólos de leitura, sendo 12 em Natal e 3 em Parnamirim, mobilizando-os para construção da “Rede Potiguar de Escolas Leitoras”;
2. Formar Gestores, Educadores Mediadores de Leitura e Educadores Alfabetizadores para promoverem a leitura em suas escolas, disseminando-a, enquanto prática social, para as comunidades interna e externa;
3. Formar as equipes de formadores que implementarão o projeto Escola de Leitores em Natal, Parnamirim e Mossoró.
Fonte: http://www.ideducacao.org.br